quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Resultado do Concurso Cultural Melhores Chás Brasileiros 2017

Vamos comemorar o Dia Internacional do Chá com o resultado do Concurso Cultural Melhores Chás Brasileiros?



Nota explicativa:

Quando criamos o Concurso Cultural Melhores Chás Brasileiros 2017, colocamos como regra a conformidade com a lei (Anvisa). Já era meta deste projeto levantar a discussão sobre a questão de regulamentação dos chás e infusões, para que esta crescente popularização aconteça de forma organizada e profissional.

Diante deste desafio, decidimos englobar todos os inscritos, uma vez que 99% dos produtos apresentaram irregularidades. Em nosso feedback para cada participante (enviado a partir da próxima semana), haverá uma nota de regulamentação, indicando o quanto seu produto está pronto para servir o mercado.

Para as colocações de cada categoria, utilizamos o julgamento triangulado, tendo como critério de desempate as notas individuais dos campos da avaliação sensorial por ordem de importância. Aqui, devo acrescentar que ficamos muito felizes em ver a participação de amadores a profissionais consagrados, cheios de criatividade, trazendo ingredientes de origem e mostrando o potencial deste trabalho no país. Uma experiência enriquecedora para todos nós!

Para concluir, antes de divulgarmos os ganhadores, esperamos que com este concurso, haja uma reflexão maior no mercado de chás especiais, tendo como lembrete a responsabilidade legal ao se trabalhar com alimentos.


Os vencedores da categoria Infusão Mista: 

Iniciando a premiação do Concurso Cultural Melhores Chás Brasileiros 2017, a medalha de bronze na categoria Infusão Mista foi para "Silêncio" da A Chávena, produzido por Elaine Cristine da Silva, de Joinville (SC).

A composição do "Silêncio" possui: Capim Limão, Jasmim, Maçã e Laranja. E segundo a Elaine, "O processo de criação dos meus blends envolvem sempre uma fase extensa de experimentos e testes, até eu chegar no resultado desejado. Cada blend da marca busca aflorar um sentimento ou sensação. No caso do Silêncio foram diversos testes em busca de um mix que trouxesse um pouco de calma para as tensões do dia a dia (...)".

Conheça melhor este trabalho, através do perfil: @achavena

- Parabéns, Elaine! Este produto é a prova que ingredientes simples, com qualidade e em proporções corretas, ainda fazem uma boa mistura!

"Silêncio" da A Chávena, 3o. lugar da categoria Infusão Mista


Em segundo lugar na categoria Infusão Mista, temos o "Chá Cocktail de Frutas" da marca Bem Natural, produzido pela Viviane Mantovani, de Socorro (SP).

Os ingredientes desta infusão incluem: Hibisco, Casca de Laranja, Abacaxi, Papaia e Cenoura. Viviane conta como foi sua criação: "(...) Este chá, a escolha foi mais particular, por eu não gostar de hibisco e adorar o aroma da casca de laranja - resolvi juntar esses dois ingredientes de princípio, logo mais acrescentei o restante dando uma cor visual linda e um aroma delicioso sem precisar de nenhum aroma artificial, então me encantei pelo aroma e logo mais o sabor(...)".

Conheça melhor este trabalho, através do perfil: https://www.facebook.com/bemnatural.gourmet

- Parabéns, Viviane! A composição visual dos ingredientes foi realmente um super atrativo para o seu produto!

"Chá Cocktail de Frutas" do Bem Natural, 2o. lugar da categoria Infusão Mista


E o primeiro lugar na categoria Infusão Mista, vai para a "Dori-Ame" do Chá Contigo, por Luciana Maira, de Curitiba (PR).

Encontramos em sua composição os seguintes ingredientes: Rooibos, Maçã, Gengibre, Camomila e Menta. Luciana conta como foi a criação desta bebida: "Quando a inspiração é uma amiga querida tudo fica mais fácil.(...) homenageio uma grande amiga, Doriane Conceição, compositora e cantora, mulher forte e cheia de amor. É um blend para quem canta e encanta. Os elementos foram pensados para proporcionar conforto a voz e paz para alma".

Conheça melhor este trabalho, através do site: https://www.facebook.com/ChaContigo/

- Parabéns, Luciana! O equilíbrio e reconforto que esta infusão proporciona é a chave do sucesso!

"Dori-Ame" do Chá Contigo, 1o. lugar da categoria Infusão Mista


 Menção Honrosa:

De todos os produtos que recebemos para o Concurso Cultural Melhores Chás Brasileiros 2017, os da marca Tapii'Ti foram os únicos que estão 100% regularizados de acordo com nossa legislação.
Parabéns, Tapii'Ti @tapiiti, pelo profissionalismo, além da proposta encantadora de seus produtos!




Os vencedores da categoria Blend: 

Para anunciar o terceiro lugar na categoria Blends do Concurso Cultural Melhores Chás Brasileiros 2017, temos de falar dele de novo... o Kaá Mellia da Tapii'Ti! O seu responsável é Rogério Coelho Barroso, de Curitiba (PR).

Este blend é formado por Folhas da Kaá (Ilex paraguariensis) produzidas e processadas em tribo Guarani, perfumadas com folhas de Camellia sinensis. O objetivo deste produto é "(...) valorizar a relação dos povos nativos originários do Brasil com a Kaá, a árvore sagrada dos Guarani, usada para preparar uma bebida de grandes virtudes, dando visibilidade ao apagamento histórico desta cultura enquanto originário do povo Guarani", resultando em uma "Infusão para energizar".

Conheça mais sobre a Tapii'Ti no perfil: @rogeriorabbits

- Parabéns, Rogério! É notável a qualidade e energia da sua matéria-prima, transformando uma xícara em um palco para grandes filosofias.

  "Kaá Mellia" do Tapii'Ti, 3o. lugar da categoria Blend

O segundo lugar da categoria Blend, vai para uma figurinha repetida neste dia: "Sou-Frida" do Chá Contigo, por Luciana Maira, de Curitiba (PR).

O blend é composto por: Chá Preto, Laranja, Pimenta Rosa e Malagueta. "Frida Kahlo foi a inspiração para esse blend. Uma mulher forte e sensível. Acreditava que 'para viver esta vida é preciso temperá-la(..), embora às vezes a vida seja danada além da conta, pois ou faz você sofrer ou faz você aprender'. Acalorados por esse universo de mistérios e sutilezas nasceu o blend marcante e apimentado."

Mais a respeito do trabalho do Chá Contigo no site: https://www.facebook.com/ChaContigo/

- Parabéns duplamente, Luciana! Seu trabalho criativo com os sabores conquistou o júri!

"Sou-Frida" do Chá Contigo, 2o. lugar da categoria Blend

Em primeiríssimo lugar, disparado, na categoria Blend, ganhamos um verdadeiro "Presente" por Mariana Meira (O Chá da Casa e Tú), de Recife (PE).

O blend vencedor traz os seguintes ingredientes: Chá preto chinês, cana de açúcar e limão do Brasil.
E ele tem como proposta"(...) unir a cultura do chá com a cultura brasileira, através do chá preto chinês, Golden Monkey, com a cana de açúcar e limão do Brasil".

Para conhecer mais a respeito deste trabalho, visite o perfil: @ochadacasa

- Parabéns, O Chá da Casa! Seu produto superou a nossa expectativa pela qualidade com que foi produzido, além do equilíbrio de sabores muito bem definidos, chamando a atenção do júri!

"Presente" do O Chá da Casa, 1o. lugar da categoria Blend


E com esse gostinho de quero mais, é que encerramos a divulgação do concurso. Agradecemos a todos os participantes e ao júri:

- Daniela Reis, Sommelier de Chás, pesquisadora sobre a história do chá e franqueada da Tea Shop Morumbi Shopping
- Elizeth van der Vorst, proprietária da Amigos do Chá, importando chás especiais desde 1994
- Monica Rennó, sócia proprietária da Talchá, fundada em 2010
- Taís Beltramín, engenheira alimentícia, especialista em Desenvolvimento de Produtos Alimentícios e Assuntos Regulatórios, colaboradora da Escola de Chá Embahú
- Yuri Hayashi, fundadora da Escola de Chá Embahú

Ano que vem, tem mais - preparem-se desde já!

Um comentário:

  1. amei amei amei!!! Parabéns a todos os concorrentes que dedicam e dedicaram tanto carinho preparando essas bebidas incríveis! Parabéns 'a Yuri e toda a banca que examinou os produtos pelo trabalho tão dedicado que fazem neste universo...sou fã de todos vocês!!!

    ResponderExcluir