segunda-feira, 27 de novembro de 2017

2a. Rota do Chá em Registro pela Escola de Chá Embahú

Aconteceu na semana passada, a segunda edição da Rota do Chá em Registro, organizada pela Escola de Chá Embahú. Este ano, aumentamos o grupo para 40 participantes, cujos ingressos rapidamente se esgotaram. Um público especial, de empresários a entusiastas do chá, vindos de diversos lugares do Brasil: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Pernambuco, enfim, uma incrível reunião de nossa comunidade.


No sábado, dia 19 de Novembro, os participantes do evento se reuníram às margens do rio Ribeira de Iguape, em frente ao Monumento as Almas. Ali, a abertura do evento foi realizada com as boas-vindas pela equipe da Escola de Chá Embahú e a performance Florescimento, realizada por Erika Kobayashi e Vinícius Monfernatti. Em cima dos conceitos de chanoyu (a cerimônia de chá japonesa) ambos receberam os convidados Milton Amaya, André de Freitas, Ume Shimada, Roberto Shimada, Renata Acácia e Vanessa Ribeiro (sorteada entre os presentes), para celebrarem o renascimento do chá na região.

A emocionante abertura do evento às margens do Rio Ribeira

Foi um momento muito marcante, no qual os anfitriões da cerimônia nos transmitiram leveza e sensibilidade, explorando o conceito máximo do "ichi-go ichi-e". Agradecemos o apoio da Talchá, que nos forneceu o matcha de ótima qualidade, utilizado neste evento.

Com a mente tranquila, seguimos para a segunda atração do dia: a colheita de chá com Teresinha Shimada da Obaatian - o Chá da Vovó.

Os convidados da cerimônia de abertura da 2a. Rota do Chá

Chegando no Sítio Shimada, fomos direto para um dos chazais da família. Em grupos menores, os participantes da Rota do Chá ouviram as orientações de como colher a planta e os cestos de bambú foram enchidos com os brotos da colheita.

Colhendo e tirando muitas fotos no chazal da família Shimada

Completando as atividades da manhã, Teresinha Shimada e seu esposo Léo, responsáveis pelo processamento do chá da Obaatian - o Chá da Vovó, deram uma aula de como é feito o chá preto da família enquanto degustávamos a bebida, acompanhada de diversas comidinhas deliciosas feitas pela Teresinha e equipe.

Após a pausa do almoço, retomamos a programação da 2a. Rota do Chá em Registro e seguimos para a fábrica da família Amaya. Dentro das paredes da última grande fábrica de chás da região, pudemos compreender toda a herança cultural que o chá carrega. Acompanhados pelo mestre de chás Riogo Amaya, vimos as estruturas e maquinário que foram o palco da era de ouro do chá e que hoje ainda estão na ativa, se adequando ao mercado atual.

Conhecendo o casarão tombado da  família Amaya

Tivemos a oportunidade de conhecer o casarão tombado da família Amaya, possuidor de uma arquitetura muito particular, misturando técnicas de construção japonesa com materiais brasileiros, incluindo a madeira de canela preta, típica de Registro. A residência, construída em 1923, foi o lar da família imigrante quando se estabeleceu em Registro e se apresenta muito bem preservada até os dias atuais. Ali, fomos servidos com chás gelados da Amaya, para refrescar o calor desta época do ano. Todos foram presenteados com um kit contendo os chás da marca: verde, preto, em pó e o novo formato em sachê.

Conhecendo o chazal da família Amaya

Fechando o primeiro dia com chave de ouro, visitamos o extenso chazal da Amaya Chás, cercado pela bela Mata Atlântica.

Jabuticabeiro no pomar da família Amaya

Dentro da fazenda da família, Lincon Amaya (responsável pelos chazais) demonstrou o funcionamento da máquina de colheita de chá e ainda conhecemos outras localidades, incluindo um belo pomar, repleto de jabuticabas e cacau!

Foto de todos os integrantes reunidos na Amaya

No segundo dia da 2a. Rota do Chá em Registro, seguimos direto ao Sítio Shimada para conhecer seu outro chazal, próximo às famosas lichias, e acompanhar o processamento do chá colhido com a Teresinha.

Chazal com as lichias ao fundo

Grupos formados para acompanhar o processamento do chá da Obaatian

Os participantes puderam acompanhar os processos pelo qual o chá preto da Obaatian - o Chá da Vovó passa, até sua finalização. Uma mistura de técnicas manuais e máquinas antigas garantem a qualidade do chá estilo artesanal, sob os olhos da Teresinha.

A família nos reservou uma linda surpresa: fizemos a inauguração da lojinha do Sítio Shimada, com os produtos da região! Neste espaço aconchegante, todos puderam adquirir os seus chás favoritos.

Inauguração da loja da família Shimada

Mudinhas de Camelia sinensis assamica adquiridas na loja

E seguimos para o almoço com a Sra. Ume Shimada, fundadora do Obaatian - o Chá da Vovó, com os pratos preparados com carinho pela equipe do Sítio Shimada.

Comida caseira do Sítio Shimada

Foi um grande momento de descontração com muito bate papo entre os integrantes que puderam relaxar e aprecisar a comida caseira, feita ali no Sítio.

Ao fim do almoço, tivemos o sorteio de brindes pela Sra. Ume! E com muita emoção nos despedimos de todos para seguirmos nossos caminhos de volta para casa, cheios de experiências únicas daqueles dois dias submersos na cultura do chá da região.

Entrega de prêmios com a Sra. Ume

Foto de despedida com todos os integrantes da 2a. Rota do Chá em Registro!

A Escola de Chá Embahú agradece a participação de todos. Somos muito felizes em poder compartilhar um pouco desta história com vocês e ver como, a cada dia, o nosso chá é cada vez mais reconhecido.



Galeria de Fotos:
(reprodução das imagens é autorizada de forma inalterada e com crédito à fonte "Escola de Chá Embahú")
Clique nas imagens para ampliá-las

  

  
  
  
  
  
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário