segunda-feira, 6 de março de 2017

Entrevista com Alunos: Dra. Vanessa Ribeiro Aguiar e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Estamos dando continuidade a esta série de entrevistas com os alunos que utilizaram o conhecimento adquirido na Escola de Chá Embahú para aprimorar seu negócio ou estilo de vida. São empreendedores, casas de chá ou cafés, entusiastas, etc., que passam por nossa escola e possuem histórias inspiradoras!

Conversamos com a Dra. Vanessa Ribeiro Aguiar, que se formou em Fisioterapia e se especializou na Medicina Tradicional Chinesa. Em seu dia a dia, buscando o bem estar de seus pacientes, ela consegue conciliar o conhecimento ocidental e oriental, desenvolvendo um trabalho de manipulação física além do reforço através de chás e infusões.

Vanessa tem especialização em Acupuntura. Foto: Arquivo Pessoal

Vanessa, você tem formação em Fisioterapia, mas em que momento sentiu essa busca pela medicina oriental?
Quando entrei na faculdade de Fisioterapia tive a oportunidade de participar de cursos, congressos e simpósios que abordavam vários assuntos de saúde, entre eles, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), foi onde me encontrei. Consegui associar a admiração que já tinha pela cultura oriental com práticas naturais de tratamento.
Então, de forma concomitante com a faculdade, comecei a estudar sobre esta área, fiz o curso de Auriculoterapia Chinesa e fui me apaixonando mais pela filosofia e forma de interpretar a saúde e a doença. Após me formar em Fisioterapia me especializei em Acupuntura e no fim do curso fui para China vivenciar as técnicas chinesas nos hospitais e clínicas de lá.
Hoje vejo a MTC não só como uma forma de tratamento e sim como uma forma de viver.

 Farmácia tradicional na China: ervas para todas as finalidades. Foto: Acervo Pessoal

Nesta sua viagem à China, em busca do conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa, o que te marcou mais dentro desta cultura e o que mudou no seu trabalho após esta vivência?
Fiquei impressionada com o frequente uso de plantas medicinais, a prescrição de ervas para tratamento é muito comum, tanto em forma de infusão/decocção como emplastros para acelerar a recuperação de lesões. As farmácias são super interessantes, possuem diversas gavetinhas com ervas medicinais.
Isso me motivou a usar mais plantas nos meus atendimentos junto com Acupuntura.
Também passei a consumir mais chá, já que durante as aulas na China cada aluno possuía uma xícara com folhas de chá e uma simpática chinesa passava colocando mais água quente durante todo o período de aula, percebi mudanças na minha disposição e digestão, mesmo me alimentando com comidas diferentes e gordurosas típicas da China.
Comecei a tomar mais chás a partir daí e indicar o uso para meus pacientes.

Em sua viagem à China, Vanessa trabalhou em um hospital do país. Foto: Acervo pessoal

Quais os serviços que a sua clínica oferece hoje?
Oferecemos atendimento de Osteopatia, RPG e Fisioterapia Esportiva que são as especialidades do Dr. William, meu marido, e técnicas da Medicina Tradicional Chinesa que eu utilizo (agulhas, ventosas, moxabustão, gua sha, emplastros com plantas e a técnica auricular com cristais radiônicos).
Além disso, monto combinações de ervas medicinais para infusão, me baseio no aspecto geral da pessoa e na síndrome energética.

Como o conhecimento dos chás e infusões colaboraram em seu trabalho e dia a dia?
As pessoas chegam até meu consultório buscando a solução para suas queixas, mas se não mudarmos os hábitos de vida possivelmente as queixas voltarão depois de um período de alívio. Seguindo este ponto de vista, além da alimentação adequada e atividade física, sempre oriento quanto ao uso de chás no dia a dia com a intenção de prevenir doenças. Já as infusões medicinais são indicadas por um tempo determinado, até alcançarmos o equilíbrio do corpo juntamente com a Acupuntura e outras técnicas. Observei que os resultados são alcançados de forma mais rápida com o uso de chás e infusões.
Conhecer mais sobre este universo do chá foi fundamental para orientar de forma mais adequada meus pacientes. Sou muito grata a Yuri pelo conhecimento deste mundo dos chás e pelas orientações, realmente mudou minha visão sobre esta bebida.

Por fim, quais são seus chás favoritos?
Amo todas as nuances de sabor, cor e aroma que a Camellia sinensis oferece em cada chá, então acabo conciliando mais uma vez com a visão da MTC para minha constituição... Dou preferência para o oolong Tie Guan Yin, que apresenta uma natureza neutra, para o preto Yunnan Golden Buds e o Pu-erh maduro, ambos com natureza morna.


Dra. Vanessa Ribeiro Aguiar, fisioterapeuta e acupunturista no Instituto Reequilíbrio Corporal

INSTITUTO REEQUILÍBRIO CORPORAL
http://www.reequilibriocorporal.com.br/
Rua Alice de Souza Franco, 39 - Vila Oliveira, Mogi das Cruzes, SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário