quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Entrevista com Alunos: "Chá e Café da Rafa" mostra duas grandes bebidas caminhando juntas!

Estamos dando continuidade a esta série de entrevistas com os alunos que utilizaram o conhecimento adquirido na Escola de Chá Embahú para aprimorar seu negócio ou estilo de vida. São empreendedores, casas de chá ou cafés, entusiastas, etc., que passam por nossa escola e possuem histórias inspiradoras!

Hoje, trazemos a Rafaela Nascimento, barista e "charista" do Curto Café (RJ), que conseguiu dividir seu amor entre o café e o chá, trabalhando com ambas bebidas em seu cotidiano. A Rafa também possui sua marca própria, o Chá e Café da Rafa, que conheceremos logo abaixo:

Rafa e seus produtos em evento. Foto: Arquivo pessoal

Como você escolheu a profissão de barista? Como é o seu dia no Curto Café?
Então... eu não escolhi a profissão, ela quem me escolheu (rsrs)!
Eu me formei em Processamentos de Dados no 2º grau e já há algum tempo procurava trabalho de carteira assinada na área. No 100º currículo, quase um ano procurando, fui parar em uma agência com vaga para uma cafeteria que iria inaugurar no centro do Rio. Conversando com a moça que estava organizando tudo e que era amiga do proprietário da cafeteria, ela teve uma idéia para me ajudar, disse que eu entrando nesse trabalho poderia ter uma chance de ir para o escritório - feliz, eu aceitei . Entrei e foi amor à primeira vista: olhei para a máquina, para o moinho e não quis mais saber de escritório! Queria saber de aprender sobre a planta, variedades, drinks, fazer desenhos no café, etc. Com meu entusiasmo, a cafeteria pagou meus cursos de barista e hoje é uma das minhas coisas preferidas. Estou há 9 anos trabalhando com café.

O Curto Café não é a minha primeira cafeteria mas mesmo assim é como se fosse. Cada dia é diferente, acontece sempre um aprendizado, e lá não é como uma cafeteria tradicional  aonde você tem patrões, regras e ordens a cumprir, lá você só tem a preocupação de servir uma matéria prima boa, ter uma boa conversa e deixar o clima agradável . Meu dia a dia é corrido (limpa, arruma as mesas, lava louça, faz café), eu e meu amigos trabalhamos muito dedicadamente para atender em torno de 500 ou mais pessoas por dia, fazendo café e cappuccino.

Café e Chás gelados com extração fria, encontrados no Curto Café. Foto: Arquivo pessoal

Primordialmente, você era uma barista e hoje, além do café, você tem o chá em seu repertório. Como você chegou no chá especial?
Eu conheci o chá através de um distribuidor da "OR TEA?". Ele vendia para uma cafeteria que eu trabalhava antes do Curto Café. Sabendo que eu havia me encantado pelo trabalho dele e já estando no Curto, ele me doou todo o estoque de chá porque não iria trabalhar mais com essa área. Então, eu tive uma idéia. Comecei a pesquisar e vi que existia uma profissão para a bebida e todo um estudo para servir um bom chá. Peguei todo o estoque e vendi em troca de cursos e experiência, e nessas viagens conheci um lugar encantando que me deu minha 2º paixão, a Escola de Chá Embahú, um lugar mágico, mega interessante,   onde eu tirei o conhecimento para criar minha marca de chás quentes e gelados, o "Chá e Café da Rafa". Tudo que eu faço tem um dedinho da Yuri, não consigo fazer nada sem as palavras dela.

Rafa em bate-papo sobre os chás. Foto: Arquivo pessoal

Você acha que há similaridades entre o chá e o café? E o público dessas bebidas, é diferente?
Falando da planta, eu acho muito complexos os dois, sendo o chá com mais detalhes, em minha opinião...
O publico é diferente sim, a galera do café busca a bebida para se agitar mais enquanto do chá é mais zen.

Chás, Blends e Infusões que são preparados quentes pela Rafa no Curto Café. Ali encontramos uma variedade:
 Infusorina, Amaya Chás, etc. Foto: Aquivo pessoal

Como você tem as idéias para as criações dos blends que produz na marca Chá e Café da Rafa?
Minhas inspirações são feitas com base na família e amigos. Tento reunir, por exemplo, uma coisa que minha mãe gosta com o que meu marido gosta, e depois junto os amigos para experimentar as proporções que faço. E pronto, sai um blend!

Quais são os seus chás favoritos?
Meu chá favorito, hummm, difícil... oolong, chá verde gelado e uma infusão, o rooibos.


Rafaela Nascimento, barista, "charista" e proprietária do Chá e Café da Rafa no Rio de Janeiro.

CHÁ E CAFÉ DA RAFA
http://www.chaecafedarafa.com.br/

CURTO CAFÉ
https://www.facebook.com/curtocafe/
Sobreloja do TGMC (Edifício Garagem Menezes Cortes)
Quiosque 47, Av. Erasmo Braga 278, CENTRO, Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário